Brasileiras têm corpo retangular, em sua maioria.

Estudo publicado pelo jornal Folha de São Paulo mostra que o padrão de corpo feminino, diferente do que o imaginário popular sempre pensou, não é o da mulher violão. Segundo pesquisa antropométrica da população brasileira, 76% das mulheres têm o biotipo de corpo retangular, quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

O comitê da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) escolheu dois dos cinco principais biotipos levantados para basear a norma referencial para os tamanhos das roupas femininas, em discussão há quase uma década devido a embates na indústria da moda.

Imagem: Reprodução/Instagram

 

É preciso justamente balancear o que faz falta – as curvas!

Deixar a silhueta mais curvilínea deve ser o principal objetivo de imagem da mulher que tem este biotipo de corpo retangular. Mas a vantagem é que este tipo de corpo tem facilidade para compor looks versáteis, brincando com formas e padronagens.

O segredo para valorizar este formato de corpo é evitar as linhas retas e, sempre que possível, marcar a cintura com pences ou cintos. Quem tem esse tipo de corpo pode apostar em calças modelos flare e casacos acinturados. As calças podem ter bolsos laterais, ajudando a dar mais forma ao corpo. Pantalonas ficam lindas, mas não esqueça nunca de marcar a cintura. Nas saias, abuse dos modelos evasê e com pregas.

As cinturas podem ser altas e médias. Combinações de peças amplas, tanto em cima quanto embaixo, marcando a cintura, podem ficar bem interessantes.

As camisas devem fugir dos modelos justos, que não criam harmonia, e podem ser em tecidos leves, com babados e golas, inclusive trazendo um tom mais dramático.

Um biotipo que é amigo das cores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este também é um biotipo que se favorece de combinações de cores _colorblock_, ou seja, mistura de cores vibrantes de um mesmo tom ou cores contrastantes no mesmo look. O interessante é sempre misturar cores vibrantes que são análogas e complementares. Mas isso é papo para outro post…

Você se enquadrou no biotipo retangular? Gostou dessas dicas? Ou é uma exceção à média das brasileiras e se enquadra em um dos outros biotipos (triângulo, triângulo invertido, ampulheta ou oval)?

Em breve estarei falando para vocês também, aguarde.

Acompanhe Dóris Antunes nas redes e siga nossas dicas de moda e estilo.

Fotos: Reprodução/Pinterest

Assessoria de Comunicação: Laura Gluer

Leave a comment

Doris Antunes © 2018 All rights reserved.
Desenvolvido por Reverso Comunincação

A influência das cores na nossa imagem. Aprenda neste curso a entender a influência das cores nos looks, como fazer as melhores combinações e a cor certa para cada ocasião.
Curso GRAVADO na plataforma do Hotmart.

0