A psicologia das cores na moda: Os seres humanos têm três níveis cerebrais, sobrepostos progressivamente, funcionando de maneira conectada e interligada, cada um com suas características.
Assim, podemos dizer que o nosso cérebro se divide em três partes distintas: neocórtex, complexo límbico e cérebro reptiliano.
Este último é o mais primitivo, sendo a base do sistema de sobrevivência; já o límbico, que se localiza acima do reptiliano, permite que os seres humanos sejam absolutamente emocionais. Por fim, o neocórtex é o responsável pelo processamento das informações de maneira lógica.
Desse modo, as cores têm o poder de acionar diretamente o cérebro límbico, ou seja, a região do cérebro mais suscetível às emoções, transmitindo sensações positivas ou negativas para as demais regiões cerebrais.
O cérebro consegue tomar decisões antes mesmo da pessoa tomá-las de forma consciente – 95% das informações na nossa mente estão no inconsciente.
Nossas decisões profissionais e pessoais passam sempre por essa disputa entre o instintivo, o emocional e o racional e, por isso, a psicologia das cores na moda assumem uma importância fundamental no nosso dia a dia
AS CORES E SUA RIQUEZA DE SIGNIFICADOS
Primeiramente, cada cor carrega consigo um conjunto de significados. Isso vale para os ambientes, embalagens e, principalmente, para as roupas e acessórios que usamos.
Juntamente com as texturas, materiais e dimensões das peças, as cores são elementos que comunicam na composição de um look.
A cor “dá o recado” logo na largada, já no primeiro contato que se tem com alguma pessoa.
Quando alguém usa uma determinada cor, mesmo que não seja de forma intencional, as outras pessoas estarão percebendo uma série de valores ali comunicados.
Quem já fez sua análise de cores, sabe a importância da psicologia das cores na moda, e conhece sua paleta mais favorável tem uma vantagem ao escolher as cores. Mesmo assim, surgem dúvidas de que cor usar.
Tudo depende do objetivo de imagem que se busca.
Imagine a situação: você tem uma reunião importante com um cliente, que poderá resultar no fechamento de um excelente contrato. Que cor usar nesse tipo de situação? Pense numa cor que remeta à boa comunicação e caminhos abertos para a negociação.
Mas quando for um momento romântico, com aquele novo namorado ou a comemoração de um aniversário de casamento? Nessas horas o melhor é escolher cores sedutoras e afetivas.
As cores têm aspectos positivos e negativos, por isso é importante saber usar a psicologia das cores na moda a seu favor.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST?
- VERMELHA PSICOLOGIA COMPLETA
- LARANJA PSICOLOGIA COMPLETA
- AZUL PSICOLOGIA COMPLETA
- AMARELA PSICOLOGIA COMPLETA
- VERDE PSICOLOGIA COMPLETA
- VIOLETA PSICOLOGIA COMPLETA
- CINZA PSICOLOGIA COMPLETA
- ROSA PSICOLOGIA COMPLETA
- BRANCA PSICOLOGIA COMPLETA
- PRETA E MARROM PSICOLOGIA COMPLETA
- JÁ IMAGINOU SEMPRE ARRASAR NA ESCOLHA DO LOOK?
- CURSO A INFLUÊNCIA DAS CORES
- E-BOOK GRÁTIS ANÁLISE DE CORES NA SUA VIDA
PSICOLOGIA DA COR VERMELHA
O vermelho, por exemplo, é uma cor energética, que transmite paixão e força, mas quando usada com muita frequência e em excesso pode representar perigo, raiva e agressividade.
Experiências mostram que o vermelho tem a capacidade de estimular o corpo humano, fazendo com que ocorra um aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos, por exemplo.
Qualidades: Romance, poder e ousadia.
Positivo: Força, coragem e energia.
Negativo: Agressão e tensão.
Fonte: inockfashion.com
PSICOLOGIA DA COR LARANJA
O laranja é uma cor secundária que, assim como o vermelho, também transmite a ideia de movimento, excitação e desejo de ação. Mas, diferente do primeiro, o laranja não chega a ser tão impactante.
Qualidades: Inovação, energia, simpatia, felicidade e diversão.
Positivo: Satisfação, criatividade e paixão.
Negativo: Imaturidade e privação.
Fonte: inockfashion.com
QUER ARRASAR NOS LOOKS EM 2022?
Marque sua consultoria de imagem comigo e comece 2022 com tudo!
PSICOLOGIA DA COR AZUL
Já o azul transmite seriedade, credibilidade, mas também pode gerar monotonia. Por esse motivo, costuma ser comum o seu uso para representar profissionalismo, estabilidade e segurança.
Qualidades: Paciência, confiabilidade, inteligência, força e calma.
Positivos: Confiança, eficiência, dever, comunicação e serenidade.
Negativo: Falta de emoções.
Fonte: inockfashion.com
PSICOLOGIA DA COR AMARELA
O amarelo é uma cor alegre e comunicativa, mas usado de forma excessiva pode passar uma imagem de fraqueza. Por ser uma cor quente, o amarelo também transmite a sensação de dinamismo, estímulo e ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas.
Qualidades: Otimismo, motivação, energia, positividade, esperança e criatividade.
Positivo: Simpatia e força.
Negativo: Medo e fragilidade emocional.
PSICOLOGIA DA COR VERDE
A cor é tão calmante que seus olhos não precisam de nenhum ajuste para processá-la. Verde é a cor da harmonia, uma cor que simboliza tranquilidade.
Qualidade: Elegante, confortável e moderno.
Positivo: Paz, harmonia, refrescante e consciência ambiental.
Negativo: Neutra e chata.
PSICOLOGIA DA COR VIOLETA
O espiritualizado e introspectivo violeta e toda a família dos púrpuras – que esse ano teve, inclusive, um tom eleito como a “cor do ano” na tabela Pantone – pode remeter à tristeza e dor, por isso precisa ser usado com cautela.
Além disso, a cor tem qualidades espirituais, pois incentiva a profunda contemplação e meditação. A cor tem o comprimento de onda mais curto, que é visível ao olho humano e suas qualidades espirituais a tornaram a cor da opulência e da realeza.
Violeta sempre foi uma cor da realeza. A realeza da violeta também pode ser vista nos designs dos designers de moda indianos. A cor é altamente introvertida, e as pessoas que usam violeta com mais frequência são conhecidas por serem emocionais e sensíveis.
Qualidade: Excêntrico, realeza, espiritual e elegância.
Positivo: Luxo, autenticidade e consciência espiritual.
Negativo: Inferioridade e timidez.
MEU CURSO A INFLUÊNCIA DAS CORES NA SUA IMAGEM!
PSICOLOGIA DA COR CINZA
Podemos ver muitos designers experimentando tons de cinza em suas coleções.
Ainda assim, a cor cinza geralmente não é usada sozinha, pois usar muito cinza mostra falta de confiança. Como o uso excessivo de cinza também denota medo de exposição, portanto, se uma pessoa usa muito cinza, isso mostra que ela não quer ser notada.
Qualidade: Serenidade, poder e intelecto.
Positivo: Tranquilidade psicológica.
Negativo: Falta de confiança e energia.
Fonte: inockfashion.com
PSICOLOGIA DA COR ROSA
Representa os princípios femininos e diz-se que é uma cor estimulante. De acordo com vários psicólogos, as pessoas que gostam de rosa são otimistas e românticas. Elas apreciam a bondade na vida. O rosa é indicado para enfeitar em festas ou eventos sociais, pois dá um ar lúdico.
Qualidade: Feminino, jovem e divertida.
Positivo: Amorosa e calorosa.
Fonte: inockfashion.com
PSICOLOGIA DA COR BRANCA
A cor branca é a absorção de todas as cores. Ela cria uma barreira protetora em torno de si que parece proibir o contato. Do jaleco de um médico aos trajes de noiva, tudo é branco, pois é a cor da pureza e da limpeza.
Qualidade: Nobreza, limpeza, pureza e inocência.
Positivo: Sofisticação e pureza.
Negativo: Frieza.
Fonte: inockfashion.com
PSICOLOGIA DAS CORES PRETA E MARROM
Preto e marrom também são cores lindas e neutras.
O apelo do preto está em sua natureza contraditória, é uma das cores mais poderosas, pois pode ser as duas, sem cor e todas as cores simultaneamente. Dá um apelo misterioso e permanece constantemente nas tendências da moda.
Qualidade: Ar de eficiência e competência.
Positivo: Segurança, sofisticação e segurança emocional.
Negativo: Peso, frieza, opressão e ameaça.
Já a cor marrom muitas vezes é considerada fora de moda, mas pode definir algumas das últimas tendências da moda. O marrom pode estimular a sensação de estabilidade e força, afinal, isso pode ser mais sólido que a própria cor da rocha.
Qualidade: Força e estabilidade.
Positivo: Seriedade e calorosa.
Negativo: Falta de sofisticação e de humor.
COMECE A PRESTAR MAIS ATENÇÃO
A partir de agora, sempre que for escolher uma cor de roupa para sair ou ficar em casa, pense nos atributos que aquela cor está comunicando.
Consulte nossas dicas para uma decisão mais acertada e, se possível, faça uma análise personalizada para descobrir sua paleta ideal.
E não esqueça: as cores são um poderoso atrativo e nossas aliadas na conquista de muitos objetivos na vida. No meu site você encontra um curso especial para entender mais sobre cores, clique aqui.
E também estou à disposição para descobrir com você a sua paleta de cores ideal, só marcar.
JÁ IMAGINOU SEMPRE ARRASAR NA ESCOLHA DO LOOK?
Afinal, tudo é uma questão de autoconhecimento e, caso você ainda não conheça seu estilo e cartela de cores, esse é um bom presente para dar a si mesma, não acha?
Então corra e agende seu horário antes que minha agenda lote! Em apenas uma sessão você vai escolher com muito mais convicção seus looks em 2022!
MEU CURSO A INFLUÊNCIA DAS CORES!
Primeiramente, no curso eu explico tudo sobre como usar as cores a seu favor e, da mesma forma, a influência que elas têm no nosso dia a dia!
Além disso, aprenda a combinar estampas, qual cor colocar na parte de cima e na parte de baixo do look, como usar o círculo cromático, qual cor fica melhor com seu tom de pele e qual cor usar em cada ocasião.
APROVEITE E BAIXE MEU E-BOOK GRATUITO
Fonte: redshair.co.nz
O que achou de todas essas dicas? Percebeu a importância da psicologia das cores na moda?
E não esqueça: eu estou aqui para ajudar todas as mulheres a explorarem da melhor forma sua beleza escolhendo o look certo para cada ocasião.
Assessoria de Comunicação: Laura Gluer