Costumamos focar a atenção e preocupação com nossos looks diários, em ter sempre roupas novas e na moda, achando que estamos no controle de tudo, não é? Mas a nossa imagem vai muito além das roupas que usamos. Ela inclui o que o corpo comunica e, quanto a esse assunto, ainda temos muito o que aprender.

Abaixo explico sobre alguns pontos que você pode observar com mais cuidado para conquistar a imagem que você deseja. Lembrando que através da Análise Facial você é capaz de avaliar os seguintes itens: rosto, expressões faciais, olhar, cabelos e pele.

. Rosto

O rosto corresponde a 80% da comunicação visual de uma pessoa e por essa razão merece toda a sua atenção.

Existe uma técnica, chamada Facetelling ou Análise Facial, que define o rosto como ponto de partida para criar uma imagem pessoal autêntica que combine com as características físicas e com o estilo de vida da pessoa, sem esquecer de incluir a imagem que ela deseja passar.

Dentro do aspecto rosto, entram a maquiagem, a pele, os dentes, os brincos, tiaras e enfeites que você usa em volta do rosto. Tudo isso deve estar em harmonia.

. Expressões faciais

Como o rosto não é estático, as expressões faciais contam muito quando falamos em comunicar uma imagem. Muitas vezes, fazemos uso de expressões sem perceber.

Tenho uma dica para você se observar: faça um vídeo para você mesma com o seu celular. Fale sobre alguma coisa como se estivesse na presença de outras pessoas. Depois analise bem, você vai perceber as expressões que mais aparecem no seu rosto, além de ser um ótimo treino para falar em público e gravar vídeos.

Busque sempre expressões positivas e, na dúvida, apele para o seu sorriso. Este não tem erro!

. Olhar

Como você já deve ter escutado inúmeras vezes, os olhos são o espelho da alma. Eles comunicam o que você tem e como você está por dentro. Animada ou triste, preocupada ou leve, insegura ou segura de si, independentemente de como você está, os seus olhos estão expressando cada sentimento.

Por isso, fique atenta a eles e, principalmente, aos seus sentimentos e emoções, não para controlá-los, mas para cuidar de você mesma em todas as esferas.

Muita gente pode não saber, mas todos nós temos um olho que é verdadeiro e outro que mascara as emoções. Através da Análise Facial, conseguimos descobrir qual é o olho máscara e qual é o verdadeiro, ou seja, qual é aquele com o qual devemos olhar na hora da negociação, qual devemos direcionar para a selfie, qual podemos esconder para que as pessoas não percebam que estamos tristes. Interessante, não é?

. Cabelos

Os cabelos já fazem parte dos cuidados diários da maioria de nós, mas é bom lembrar que é importante saber o tom ideal para eles. A Análise de Cores é uma ferramenta que ajuda nessa missão.

O corte de cabelo e a forma com que você o arruma diariamente comunicam coisas a seu respeito, ou seja, fazem parte da sua imagem. Moderna, descolada, criativa, segura são alguns dos conceitos que as pessoas podem fazer ao seu respeito só olhando para os seus cabelos.

. Pele

Não basta cuidarmos do corpo e dos cabelos se não damos atenção à nossa pele. Cuidar da pele vai além da aparência, é questão de saúde e, como tal, não pode ser deixada de lado.

A aparência da sua pele também comunica sobre você. Uma pele bem cuidada expressa autoestima e saúde.

 

. Tatuagens

As tatuagens não são mais focos de preconceito como eram há algum tempo, mas é ainda uma decisão importante na vida de uma pessoa, afinal, é para sempre e tem o poder de comunicar sobre alguém como poucas coisas são capazes.

Por isso, antes de tomar essa decisão, pense bem e esteja plenamente convicta deste passo.

. Mãos

Não é novidade que as mãos atraem os olhares de todos, afinal, estão sempre em movimento. Por isso, cuide das suas unhas, escolha o formato, o tamanho e as cores ideais para você, considerando a sua personalidade, o seu estilo, o seu trabalho e a sua rotina.

Cuide também da pele das mãos, já que são muito expostas ao sol e à sujeira.

Lembre-se que a escolha da cor do esmalte e do tom dos anéis e pulseiras envolve a Análise de Cores. Através dela, você garante um aspecto mais jovem às suas mãos. A escolha equivocada destes itens pode passar uma imagem mais envelhecida para as mãos, assim como acontece no rosto com a escolha errada das cores das roupas.

. Postura

A sua postura é tão importante como os itens que citei acima. Existem algumas, inclusive, que podem transformar as suas atitudes em determinados momentos. Você já ouviu falar das poses de poder? Elas foram descobertas pela psicóloga e professora da Harvard Amy Cuddy e ajudam você a se sentir mais confiante naquela reunião importante ou naquela entrevista decisiva.

As mais famosas posições de poder: levantar os dois braços como se estivesse festejando algo, e a postura de quem se sente dona da situação levantando o queixo, mantendo a coluna ereta com as mãos na cintura.

Os estudos de Amy mostraram que ao levantar os braços em comemoração, o cérebro gera uma descarga de testosterona (hormônio da dominância); ao mesmo tempo, reduz a produção de cortisol (hormônio do stress) e diminui a sensação de nervosismo. Dessa forma, você se sente vitoriosa e menos intimidada.

Existem posturas que você deve evitar porque não comunicam coisas positivas a seu respeito, como cruzar os braços em uma conversa ou em uma reunião, caminhar curvada como se estivesse se escondendo do mundo, ficar com as mãos fechadas, cabeça baixa, entre outras.

Gostou deste assunto? Espero que ajude você a se sentir ainda mais segura e poderosa!

Um abraço e até a próxima!

2 Comments

  • Walewska Achutti Trevisan
    Posted 17 de abril de 2020 16:19 0Likes

    Texto de muita utilidade…adorei o olho verdadeiro e o falso…quero descobrir que olho é o que no meu rosto!!!!!

    • dorisantunes
      Posted 2 de maio de 2020 20:16 0Likes

      oba!!! vamos agendar. bjs

Leave a comment

Doris Antunes © 2018 All rights reserved.
Desenvolvido por Reverso Comunincação

0