Uma dúvida muito frequente entre as minhas clientes é o que usar em cada evento social. Por isso, criei este artigo com dicas de looks elegantes para cada tipo de festa, para você não se preocupar mais com isso e arrasar em todas as oportunidades.

Costumamos nos planejar mais para as solenidades maiores como casamentos e formaturas, não é verdade? Mas o seu estilo é muito mais presente no dia a dia, quando você se veste para a festa de aniversário do colega do seu filho ou para uma comemoração informal de um amigo.

É nestas oportunidades que você acaba comunicando mais a sua imagem. Por isso, cada evento tem a sua importância e merece um planejamento e cuidado com o look escolhido.

ESPORTE (CASUAL, SPORT CASUAL)
São aquelas ocasiões do dia a dia: almoço com as amigas, apresentação da escola dos filhos, aniversário, churrasco, batizado, encontros dos mais variados tipos, geralmente durante o dia.

Dicas gerais:

  • Cuidado para não confundir traje esporte com roupas esportivas. Mesmo que a ocasião não peça extravagâncias, procure sempre ir bem arrumada conforme o seu estilo.
  • Evite brilho demais, tecidos pesados e acessórios muito grandes e chamativos. Aposte na elegância sem exageros, inclusive na maquiagem.
  • Maquiagem leve.

Peças indicadas: vestido na altura dos joelhos, saia, macacão, peças de alfaiataria, calça ou macacão pantacourt, calça jeans com detalhes diferenciados com cinto, bermuda clochard, camisa, cardigã, terninho, conjunto.

Fontes – Foto 1: Pinterest / Foto 2: bylaurenm.com / Foto 3: Pinterest

PASSEIO (ESPORTE FINO)

É o traje indicado para a maior parte dos eventos, principalmente diurnos, como casamentos, coquetéis, formaturas, apresentações ou festas mais produzidas. O que difere o traje Passeio do traje Esporte é a ausência do jeans e a produção um pouco mais formal e sofisticada.

Dicas gerais:

  • Evite peças em jeans.
  • Use sapatos de salto ou sapatilhas mais sofisticadas.
  • Fique atenta aos detalhes que mudam de eventos diurnos a eventos noturnos.
  • Tecidos como o linho e o crepe são ótimas opções para este traje.
  • Na dúvida quanto às cores, os looks monocromáticos sempre funcionam bem, seja tom sobre tom (todo o look na mesma cor) ou tom sur tom (peças na mesma paleta de tons e não apenas uma cor).
  • Maquiagem suave.

 Peças indicadas: pretinho básico, vestidos na altura dos joelhos, terninhos ou tailleurs, pantalona em crepe, blusas mais finas, macacão de seda ou crepe. Para eventos de dia, tecidos opacos ou lustrosos e bolsas médias. Para eventos à noite, tecidos lustrosos ou brilhos leves e bolsas pequenas.

Fontes – Foto 1: laurenkaysims.com / Foto 2: Pinterest.co.kr  Foto 3: blesmagazine.com / Foto 4: Pinterest

SOCIAL (PASSEIO COMPLETO)

É um traje sofisticado e elegante indicado principalmente para coquetéis, jantares formais, óperas, grandes casamentos e premiações.

Dicas gerais:

  • No lugar do longo, que não é obrigatório, você pode optar pelo longuete (na altura dos joelhos), terninho ou tailleur.
  • A escolha do tecido é fundamental neste traje. Opte por seda, musselina, renda, shantung ou cetim.
  • Pode usar fendas e decotes, mas moderadamente.
  • O modelo do traje também é importante. Prefira os clássicos e atemporais para usar mais vezes.
  • Maquiagem e penteados mais produzidos.

Peças indicadas: vestido longuete ou longo, terninho ou tailleur, saia, blusa mais sofisticada. Quanto aos calçados, use salto alto com meia fina ou uma sandália fina. Quanto aos acessórios, priorize joias e semi-joias e bolsas pequenas.

Fontes – Foto 1: Pinterest / Foto 2: Pinterest / Foto 3: Pinterest

GALA (BLACK-TIE, À RIGOR)

É um traje, como o próprio nome diz, de gala indicado para eventos mega sofisticados realizados à noite, geralmente bailes, recepções e casamentos. Quando você receber o convite dizendo “festa Black-tie”, prepare-se para passar a noite de longo.

Dicas gerais:

  • Use sempre vestido longo, mas se você fizer questão do curto, procure um tecido bem glamouroso e sofisticado. Mas saiba que você vai chamar muito a atenção.
  • Se o preto não for a sua melhor cor e se você quiser se diferenciar, use outras cores sóbrias como azul escuro, que é uma cor universal, bordô, vermelho opaco ou verde militar.
  • Neste traje, o tecido ganha muita importância. Opções: tecidos luxuosos e sofisticados como chiffon, crepe georgete, tafetá e cetim.
  • Se você optar por usar joias, semi-joias ou preciosas mais extravagantes, escolha um vestido mais discreto.
  • Quanto aos calçados, scarpin, sandálias com tiras delicadas, saltos altos e finos, metalizados ou forrados em tecido.
  • Penteados sofisticados com o cabelo preso ou com coque.

Peças indicadas: vestido ou saia longa, blusa ou top elaborado, peças bordadas com pedras ou joias.

Fontes – Foto 1: Pinterest / Foto 2: popsugar.com.au / Foto 3: theverycoolstuff.blogspot.com

Espero ter ajudado você a se planejar para as próximas festas e eventos que você for convidada. É tão bom ter segurança na hora de se vestir para a vida, não é? Bora arrasar!

Conte comigo!

Leave a comment

Doris Antunes © 2018 All rights reserved.
Desenvolvido por Reverso Comunincação

0