Vejo muitas mulheres e homens usando sempre as mesmas cores, sempre os mesmos looks, com medo de misturar e de se aventurar em novas formas de se vestir. Isso acaba criando uma imagem sem graça e a pessoa vai perdendo aquele brilho de um look bem escolhido, de cores que se conversam e, melhor do que isso, falam bem de você para todo mundo!

Vou falar aqui sobre como o círculo cromático funciona e dar dicas de looks combinando as cores através dele. Vem comigo!

O CÍRCULO CROMÁTICO é uma ferramenta simples capaz de acabar de vez com as dúvidas na hora de combinar cores, roupas e acessórios. Através dele, você pode ousar nos seus looks com segurança e praticidade. É um guia para levar onde você for.

Ele é composto por doze cores: as três primárias, as secundárias e as seis terciárias. É dividido em cores complementares, análogas e decompostas ou tríade.

Para começar a se acostumar a usar essa ferramenta, sugiro começar a testar as cores complementares, as análogas e as monocromáticas. Depois que você já estiver dominando o círculo cromático, passe para as decompostas ou tríade, combinado?

COMPLEMENTARES – são as combinações baseadas no contraste com cores opostas no círculo cromático, os extremos. Os looks com as cores complementares passam uma imagem mais criativa e ousada. Como elas formam 2 blocos no corpo, no caso de a parte de cima ser de uma cor e a parte de baixo de outra, elas chamam muito a atenção.

Se você quer opções mais discretas, use um casaco, jaqueta ou blazer ou ainda uma echarpe com a cor oposta do vestido ou da blusa.

Procure intensidades parecidas nas cores complementares, intensas ou suaves.

Agora você vai ver algumas combinações com as cores complementares para você se inspirar:

Lilás + amarelo, laranja escuro + azul claro, vermelho + verde:

Fontes – Foto 1: mojintouch.com / Foto 2: fiveno.com / Foto 3: fashionandfrills.com

Rosa + verde médio, laranja claro + azul escuro, verde claro + violeta:

Fontes – Foto 1: nofearoffashion.com / Foto 2: stylereportmagazine.com / Foto 3: pinterest

ANÁLOGAS – são todas as combinações por harmonia com cores que estão lado a lado no círculo cromático, tais como:

Laranja + amarelo, verde + azul, vermelho + laranja, vermelho + rosa:

Fontes – Foto 1: meumoda.com / Foto 2: weekshoes.com.br / Foto 3: topshowbiz.net / Foto 4: Pinterest.com

Lilás + azul, lilás + rosa, verde + amarelo:

Fontes – Foto 1: sydnestyle.com / Foto 2: Pinterest.com  / Foto 3: Pinterest.com

Na combinação análoga, ao invés de usar apenas duas cores, como mostrei nas imagens acima, você pode usar 3 cores vizinhas, escolhendo uma cor principal primária e duas outras adjacentes a ela. Escolha uma cor para ser a principal e as outras duas para complementar os detalhes do look.

COMBINAÇÕES MONOCROMÁTICAS OU TOM SUR TOM – são combinações com tons diferentes ou iguais da mesma cor, usando a mesma faixa do círculo cromático. É só escolher uma cor e um ou mais tons para montar o seu look.

É uma das opções mais elegantes que existem. Ela alonga e emagrece, além de tudo! Use texturas e tecidos diferentes para a parte de cima e para a parte de baixo, se quiser contrastar.

Fontes – Foto 1: camilacoelho.com / Foto 2: fashio-nary.blogspot.com / Foto 3: bemvestir.com / Foto 4: topshowbiz.net

Fontes – Foto 1: stealthelook.com.br / Foto 2: modait.com.br / Foto 3: finance.yahoo.com

Inspirador, não é?

Então, bora começar o ano ousando um pouco mais nos seus looks?

Para ter um círculo cromático para chamar de seu é bem fácil. Entre em contato e adquira comigo.

Um abraço e até a próxima!

Leave a comment

Doris Antunes © 2018 All rights reserved.
Desenvolvido por Reverso Comunincação

0