A MODA QUE A TV DITA

Nessa semana (11/8) comemoramos o Dia da Televisão. Também tivemos uma semana de muitas perdas, com o falecimento de astros queridos como Paulo José e Tarcísio Meira, que nos encantaram com muitos papeis marcantes.

Antes de mais nada, no ambiente televisivo, muitas tendências de moda são criadas. As telenovelas, séries e mesmo o entretenimento apontam novos modelos de acessórios, cores e modelagens para homens e mulheres. E muitas dessas tendências estão nas prateleiras das lojas depois. Assim, a moda que a tv dita é o espelho para a sociedade.

VOCÊ SE LEMBRA DESSAS PERSONAGENS?

Quem é jovem há mais tempo, lembra dos macacões, tops e sandálias usadas com meias multicoloridas da personagem Julia Matos, de Dancin´Days (1978) protagonizada por Sônia Braga. Afinal, ela foi um ícone da moda na época e inspirou muitos looks nos tempos da discoteca. Do mesmo modo, nos anos 80 e 90 muitas outras tendências se repetiram, com personagens inesquecíveis.

A moda que a tv dita
Tops e Sandálias Multicoloridas.

Posteriormente no século XXI, os acessórios de inspiração marroquina da personagem Jade (Giovana Antonelli), e até sua cor de esmalte no tom nude perolado, em O Clone (2001) influenciaram as mulheres. Anos mais tarde, a mesma atriz protagonizou a delegada Helô, em Salve Jorge (2013). Na novela, abusou de camisas estampadas, cintos largos e calças boca de sino, além de lançar tendências em capas exóticas para celular.

A moda que a tv dita
Atriz Giovana Antonelli, em Salve Jorge (2013).

Em 2016, na novela O Outro lado do Paraíso, as bolsas Strap Bag usadas pela personagem Clara, interpretada por Bianca Bin, tiveram como inspiração os modelos da grife Fendi. As Strap Bags estiveram em alta nas vitrines do país, com alças largas e multicoloridas.

A moda que a tv dita
Atriz Bianca Bin em O Outro Lado do Paraíso (2016).

Mais recentemente, os acessórios de cabelo de Maria da Paz, interpretada também por Juliana Paes, em A Dona do Pedaço (2019), igualmente viraram febre nacional. Com referência feminista e analogia à história de uma mulher batalhadora, foi um acessório que rapidamente se popularizou e continua em alta.

A moda que a tv dita.
Atriz Juliana Paes em A Dona do Pedaço (2019).

Do mesmo modo, saindo do universo de novelas, que inclusive passou a contar com mais reprises por conta da pandemia, nesta semana que passou, no novo reality show The masked singer, a cantora Ivete Sangalo já trouxe de volta do baú um acessório esquecido: os maxicolares.

Enfim, todos esses exemplos mostram a força da televisão em ditar tendências da moda.

Cuidado ao adotar uma tendência

Claro que ninguém deve sair usando algum acessório ou peça de roupa só porque está na novela e é moda da TV. É preciso respeitar seu corpo, rosto e estilo. Quando se usa uma peça inspirada em uma personagem de novela é importante não ficar parecendo uma “caricatura”. O essencial é manter sua identidade, mas tomando “emprestada” uma tendência que comunica algo de contemporâneo e popular.

Se você ficar na dúvida, olhe no espelho antes, veja se o acessório ou peça dialoga com seu guarda-roupa, se vai harmonizar com os demais itens dos seus looks. E conte sempre com a nossa consultoria para selecionar as melhores tendências.

Fotos: Reprodução /Pinterest

Assessoria de Comunicação: Laura Glüer

Leave a comment

Doris Antunes © 2018 All rights reserved.
Desenvolvido por Reverso Comunincação

A influência das cores na nossa imagem. Aprenda neste curso a entender a influência das cores nos looks, como fazer as melhores combinações e a cor certa para cada ocasião.
Curso GRAVADO na plataforma do Hotmart.

0