Salto alto ou baixo? A difícil decisão.,
O longo período de home-office fez com que muitas mulheres passassem a privilegiar roupas e sapatos mais confortáveis. Atualmente, várias executivas estão optando por sapatos de salto mais baixo ou até sapatilhas em reuniões de trabalho.
O importante é conhecer seu estilo, respeitar sua fisiologia e, principalmente, harmonizar o calçado com as demais peças que compõem o visual. Assim como scarpins podem ser usados em looks mais casuais, sapatos baixos também podem representar sobriedade e elegância – tudo depende do conjunto. E, claro, é preciso avaliar também que tipo de reunião estaremos participando, para usar o dress code mais adequado.
Se a reunião for com um cliente difícil e mais tradicional, evite excessos. Cores e materiais neutros são os mais indicados nestes casos. Mas se a reunião exigir que você demonstre toda a sua criatividade, um sapato colorido, com salto ou não, pode chamar a atenção para essa característica de sua personalidade.
De cima do salto
Popularizado no pós-guerra pela Maison Dior, o scarpin é um sapato de bico fino e salto alto, que traz elegância ao caminhar e ao look da mulher. Pode estar presente em diferentes composições, sendo um coringa no guarda-roupa feminino. Normalmente se imagina um belo scarpin com uma roupa de alfaiataria, como uma calça bem cortada ou uma saia lápis. Mas ele também pode ser usado com shorts, jeans, saias midi e também em looks noturnos ou de festa. Tudo depende da intencionalidade.
Um scarpin com estampa floral pode ficar lindo em um visual romântico. Já um escarpin em uma cor vibrante pode destacar um look mais dramático. Outra dica para quem curte scarpin é usar o seu primo-irmão Chanel, que tem o mesmo bico fino, mas se diferencia por ser aberto atrás. Tem esse nome porque foi criado pela estilista francesa Coco Chanel e fica lindo em momentos de comemorações corporativas.
Mary Jane
Para as mulheres que não abrem mão do salto e são muito criativas, outra opção são os calçados estilo Mary Jane, conhecidos pelo seu visual boneca. Têm bico mais arredondado e saltos mais medianos e normalmente uma tira que prende ao pé. Passam ao mesmo tempo um ar jovial e sofisticado.
Sapatilhas elegantes
As sapatilhas entraram em definitivo no guarda-roupa das mulheres elegantes nos últimos anos. De bico fino, quadrado ou arredondado, são encontradas em grande diversidade de cores, materiais e estilos. Deixam o visual elegante com detalhes em verniz, laços e fivelas.
Sempre lembrando que a elegância estará no “conjunto da obra”, ou seja, roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, armação dos óculos. Tudo comunica e o que está nos pés complementa.
Abraços.
Fotos: Reprodução / Pinterest
Assessoria de Comunicacao: Laura Glüer