Você sabe o que é sustentabilidade na moda?
A sustentabilidade é um conceito que vem sendo incorporado, cada vez mais, em diferentes setores e como uma nova visão de desenvolvimento social. Não adianta progredirmos às custas do uso abusivo dos recursos naturais, que são finitos.
A moda vem assumindo com força seu lado sustentável nos últimos anos. Muitas marcas do vestuário, cosmética e acessórios adotaram novas práticas e começaram a usar em seu discurso a preservação do meio ambiente.
Uma marca sustentável leva em consideração os R´s da sustentabilidade, que são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Isso envolve matérias-primas, fornecedores, a mídia que divulga as tendências da moda e também os consumidores.
Em 2020, a conhecida Revista Elle lançou uma plataforma onde são divulgadas iniciativas de empresas e pessoas de várias regiões do Brasil para integra meio ambiente, sociedade, economia e cultura. Tudo em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o planeta, elaborado pela ONU. Lá estão exemplos como da grife de resort wear Lily Franco – @lilyfranco_oficial – que nasceu na Bélgica em 2018 e chegou no Brasil no mesmo ano, aliando conceitos de sustentabilidade como o uso de fibras biodegradáveis e reutilização de materiais a uma imagem feminina, empoderada e atemporal. A marca só compra tecidos de empresas regulamentadas e com “estoque morto”, fomentando o giro de tecidos já existentes no mercado.
Slow fashion, consumo consciente
Nos dias de hoje, o Fast Fashion – produção em massa e grande rotatividade de coleções – dá espaço ao Slow Fashion, que incentiva um consumo mais consciente, nos convida a uma conexão com a maneira como as peças que usamos são produzidas, valorizando diversidade e cultura e combate a ideia do descartável.
Empresas e estilistas investem em pesquisa para desenvolvimento de produtos sustentáveis, com novas tecnologias, design e respeito às normas ambientais.
Ora se a indústria está preocupada com os excessos, nós, consumidores da moda, também devemos ser protagonistas desse processo. Será que eu preciso de mais uma blusa no guarda-roupa? Qual a necessidade de comprar dez blusas por vinte reais? Será que não posso reutilizar ou fazer circular uma peça que não uso mais, colocando para doação? Será que não posso transformá-la, fazendo uma customização?
Hoje eu convido você a refletir sobre este tema, que vai nos acompanhar em muitos outros textos aqui do blog. Porque moda e estilo também precisam ser pensados com responsabilidade.
Fotos: Reprodução / Pinterest
Assessoria de Comunicação: Laura Gluer