Afinal, o que é customização?
Customizar é sinônimo de personalizar. No vestuário, significa reciclar peças já usadas de acordo com seu estilo ou necessidade, usando a criatividade para dar outros usos e renovar sua aparência.
A customização de peças do vestuário não é uma prática nova. Surgiu com o movimento hippie, na década de 1960. Aos poucos, foi ganhando força, juntamente com as ideias de sustentabilidade e de um uso mais racional de todos os recursos, incluindo as roupas, calçados e acessórios.
Há várias formas de customizar: um bordado em uma peça antiga pode ser uma customização. Recortes em camisetas e adereços como pedrinhas, fitas e rendas são uma boa forma de começar a customizar. A técnica de tingimento conhecida como Tye Die (amarrar e tingir) também é uma forma de customizar peças lisas com algumas manchinhas, mas que ainda se encontram em boas condições de uso.
Muitos consumidores e até grandes marcas da moda entraram na onda da customização. A Gucci, por exemplo, criou o Gucci DIY, que customiza roupas e acessórios como um serviço.
A customização aparece como uma alternativa ao consumismo desenfreado e uma forma criativa de renovar o visual. Ao customizar, se evita a compra de uma peça nova, cuja produção vai gerar impacto no meio ambiente. Outra vantagem é que se tem uma peça única, exclusiva.
E você? Já pensou que peça parada no armário poderia ser customizada? Eu te ajudo a descobrir.
Fotos: Reprodução/Pinterest
Assessoria de Comunicação: Laura Gluer
1 Comment
Gilderis
Bem interessante mesmo; às vêzes a gente nem lembra que pode fazer isso é assim ganhar uma roupa “nova” e personalizada.