Dress Code Corporativo

No sentido literal, dress code significa código de vestimenta. Corresponde às regras relacionadas ao modo de se vestir das pessoas que frequentam o local, seja ele empresa, festa, reunião, restaurante, entre outros. Querendo ou não, qualquer ambiente que costumamos ir possui o seu dress code, implícito ou explícito.

Fontes – : www.flipboard.com

Em uma empresa, o dress code assume um papel muito importante junto à imagem da mesma. A forma com que os colaboradores se vestem pode parecer um detalhe para algumas pessoas, mas esse “detalhe” fala muito sobre a companhia, e fala alto! Se a empresa não define e comunica o seu dress code, os colaboradores o criam de qualquer forma, e, essa forma pode não ser a mesma que a empresa quer ser vista pelo mercado. Então, a dica é: cuide com atenção do dress code da sua companhia. Conhecendo o dress code do local onde trabalha, o colaborador pode se adequar a ele e ficar em harmonia com a imagem e objetivos da empresa.

O dress code pode variar bastante dependendo da área de atuação da empresa. Por exemplo, se ela prestar serviços de consultoria financeira, provavelmente o seu dress code será composto por looks mais sérios e conservadores. Se ela oferecer serviços de comunicação, como uma agência de Publicidade, por exemplo, imaginamos um dress code mais informal e divertido, que talvez aceite até mesmo a controversa bermuda.

 Foto : www.weareholst.com

Falando sob a ótica da companhia, é fundamental que ela defina e comunique o seu dress code para os seus colaboradores. Não adianta somente saber superficialmente ou definir bem sem comunicá-lo. A comunicação, nesse caso, é uma condição para que a empresa passe a imagem que ela quer ao mercado e para que os colaboradores a ajudem nessa missão.

Confira algumas dicas para comunicar, internamente, o dress code da sua empresa:

  • Utilize os meios de comunicação interna da sua empresa para informar o dress code: e-mail, informativo etc;
  • Nas boas-vindas aos novos colaboradores, informe-os sobre o dress code;
  • Se possível, adote o uniforme na sua empresa, mas caso não seja possível ou adequado ao seu negócio, comunique bem o dress code da companhia;
  • Lembre-se que o dress code não pode ser imposto como uma obrigação, mas sim, comunicado de forma sutil.

Foto 1: www.br.freepik.com  – Foto abaixo: www.us.experteer.com  

Na palestra sobre Dress Code Corporativo que ministro nas empresas, abordo, além do dress code da companhia, dicas de estilo, sugestões de looks para aquele trabalho e para aquele local, dicas de etiqueta empresarial, além dos cuidados que o colaborador deve ter com os bens móveis da empresa. Uma palestra que auxilia a companhia a obter melhores resultados através da sua imagem e de uma comunicação eficaz.

Contem comigo nessa missão!

Abs.

Dóris Antunes

Leave a comment

Doris Antunes © 2018 All rights reserved.
Desenvolvido por Reverso Comunincação